Projeto InteliVeic
Sistema para Desenvolvimento de Soluções Inteligentes Integradas para Segurança Veicular, Eficiência Energética e Proteção Ambiental
O principal objetivo deste projeto é fomentar a cultura de inovação em Segurança Veicular, Eficiência Energética e Monitoramento de Emissões, por meio da criação de um mecanismo tecnológico uniforme, compartilhado e aberto entre empresas e a universidade para a rápida transposição de soluções baseadas no estado-da-arte das pesquisas científicas para os problemas do Setor Automobilístico.
O sistema consiste em três plataformas de desenvolvimento, a saber:
Plataforma Aberta de Hardware aberto.
Ambiente Aberto de desenvolvimento de softwares de aplicação.
Ambiente Aberto de Simulação contendo um Gêmeo Digital do veículo para desenvolvimento e aperfeiçoamento das funcionalidades de Segurança Veicular, Eficiência Energética, e Proteção Ambiental.
Objetiva-se que as funcionalidades investigadas possam ser implantadas em veículos de fabricação nacional ou estrangeira, com pequeno esforço, uma vez que as soluções tenham sido desenvolvidas usando o sistema de desenvolvimento proposto neste projeto. Para garantir isto, o sistema precisa ser:
Aberto (de modo que se possa acessar externamente seus dados e configurações, com interfaces e modo de funcionamento de amplo conhecimento),
Flexível (permitindo que se possa adaptá-lo para novas funcionalidades),
Modular (de forma que se possa modificá-lo em partes, sem impacto no todo),
Expansível (possibilitando a inserção de novos módulos),
De fácil construção, instalação e comissionamento,
Capaz de representar diferentes limitações de hardware.

Três vertentes constituem o desenvolvimento do sistema proposto, a saber:
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Plataforma aberta de hardware com capacidade de processamento de alto desempenho, armazenamento de dados, processamento de imagens e vídeo, e interfaces de comunicação OBD2, CAN, Wi-Fi, USB e Ethernet. Conecta-se a Smartphones para testar estratégias de coleta de informações sensoriais (acelerômetros, giroscópios, geolocalização, câmeras) e informações de personalização (trajetos habituais, horários de translado), além de fazer uso do aparelho celular como dispositivo de comunicação de dados em redes celulares de modo a testar o potencial do mesmo como parte integrante de futuros veículos.
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Ambiente aberto para desenvolvimento de softwares de aplicação. Algumas funcionalidades que serão produzidas durante o presente projeto como demonstração do sistema:
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Datalogger de dados OBD2.
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Rastreamento veicular (estimação de posição e orientação).
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Sensor de orientação da carreta em veículos articulados, com alerta de prob abilidade de tombamento.
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Monitoramento de fadiga do motorista.
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Ambiente aberto de simulação contendo Gêmeo Digital (Digital Twin) do veículo, objetivando:
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Teste prévio de módulos de software ou hardware a serem incorporados ao veículo, com avaliação do desempenho para veículos com características físicas diferentes.
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Desenvolvimento de estratégias de estimação e controle, levando em consideração as características e limitações dos processos de medição e de atuação reais no veículo, além de suas características físicas por meio de modelos dinâmicos do mesmo.
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Caracterização de parâmetros físicos do veículo a partir de dados coletados via OBD2.
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Simulação de falhas do veículo, e verificação da capacidade de detecção e diagnóstico a partir de fusão sensorial e/ou aprendizado de máquina.
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Identificação de perfis de dirigibilidade (agressiva, segura, etc.) via combinação de dados coletados do veículo e informação sobre trajetória percorrida.
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Outras funcionalidades que podem ser implementadas uma vez que o sistema de desenvolvimento esteja implantado, em novas parcerias com a indústria automobilística:
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Estimação de emissões a partir de dados da rede CAN (via OBD2).
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Self-tuning para Flex Fuel a partir de dados da rede CAN (via OBD2).
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Painel de Instrumentos adicionais (IHM) configurável.
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Sensor virtual de temperatura do conversor catalítico a partir de dados OBD2.
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Monitoramento de acidentes/tombamento.
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Identificação de condutor para Segurança Veicular.
Dados básicos do projeto:
- Coordenação: Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
- Empresas Parceiras: Truck Vision e Original.
- Valor a ser aportado pela FINEP: R$ 3.995.802,23
- Recursos Não Financeiros: R$ 993.360,00
- Valor Total do Projeto: R$ 4.989.162,23
- Duração: 36 meses
Clique aqui (até dia 01/08/2024)