Projeto InteliVeic

Sistema para Desenvolvimento de Soluções Inteligentes Integradas para Segurança Veicular, Eficiência Energética e Proteção Ambiental

O principal objetivo deste projeto é fomentar a cultura de inovação em Segurança Veicular, Eficiência Energética e Monitoramento de Emissões, por meio da criação de um mecanismo tecnológico uniforme, compartilhado e aberto entre empresas e a universidade para a rápida transposição de soluções baseadas no estado-da-arte das pesquisas científicas para os problemas do Setor Automobilístico.

O sistema consiste em três plataformas de desenvolvimento, a saber:

  1. Plataforma Aberta de Hardware aberto.

  2. Ambiente Aberto de desenvolvimento de softwares de aplicação.

  3. Ambiente Aberto de Simulação contendo um Gêmeo Digital do veículo para desenvolvimento e aperfeiçoamento das funcionalidades de Segurança Veicular, Eficiência Energética, e Proteção Ambiental.

Objetiva-se que as funcionalidades investigadas possam ser implantadas em veículos de fabricação nacional ou estrangeira, com pequeno esforço, uma vez que as soluções tenham sido desenvolvidas usando o sistema de desenvolvimento proposto neste projeto. Para garantir isto, o sistema precisa ser:

  • Aberto (de modo que se possa acessar externamente seus dados e configurações, com interfaces e modo de funcionamento de amplo conhecimento),

  • Flexível (permitindo que se possa adaptá-lo para novas funcionalidades),

  • Modular (de forma que se possa modificá-lo em partes, sem impacto no todo),

  • Expansível (possibilitando a inserção de novos módulos),

  • De fácil construção, instalação e comissionamento,

  • Capaz de representar diferentes limitações de hardware.

Três vertentes constituem o desenvolvimento do sistema proposto, a saber:

  1. Plataforma aberta de hardware com capacidade de processamento de alto desempenho, armazenamento de dados, processamento de imagens e vídeo, e interfaces de comunicação OBD2, CAN, Wi-Fi, USB e Ethernet. Conecta-se a Smartphones para testar estratégias de coleta de informações sensoriais (acelerômetros, giroscópios, geolocalização, câmeras) e informações de personalização (trajetos habituais, horários de translado), além de fazer uso do aparelho celular como dispositivo de comunicação de dados em redes celulares de modo a testar o potencial do mesmo como parte integrante de futuros veículos.

  2. Ambiente aberto para desenvolvimento de softwares de aplicação. Algumas funcionalidades que serão produzidas durante o presente projeto como demonstração do sistema:

    • Datalogger de dados OBD2.

    • Rastreamento veicular (estimação de posição e orientação).

    • Sensor de orientação da carreta em veículos articulados, com alerta de prob abilidade de tombamento.

    • Monitoramento de fadiga do motorista.

  1. Ambiente aberto de simulação contendo Gêmeo Digital (Digital Twin) do veículo, objetivando:

    • Teste prévio de módulos de software ou hardware a serem incorporados ao veículo, com avaliação do desempenho para veículos com características físicas diferentes.

    • Desenvolvimento de estratégias de estimação e controle, levando em consideração as características e limitações dos processos de medição e de atuação reais no veículo, além de suas características físicas por meio de modelos dinâmicos do mesmo.

    • Caracterização de parâmetros físicos do veículo a partir de dados coletados via OBD2.

    • Simulação de falhas do veículo, e verificação da capacidade de detecção e diagnóstico a partir de fusão sensorial e/ou aprendizado de máquina.

    • Identificação de perfis de dirigibilidade (agressiva, segura, etc.) via combinação de dados coletados do veículo e informação sobre trajetória percorrida.

Outras funcionalidades que podem ser implementadas uma vez que o sistema de desenvolvimento esteja implantado, em novas parcerias com a indústria automobilística:

  • Estimação de emissões a partir de dados da rede CAN (via OBD2).

  • Self-tuning para Flex Fuel a partir de dados da rede CAN (via OBD2).

  • Painel de Instrumentos adicionais (IHM) configurável.

  • Sensor virtual de temperatura do conversor catalítico a partir de dados OBD2.

  • Monitoramento de acidentes/tombamento.

  • Identificação de condutor para Segurança Veicular.

Dados básicos do projeto:

  • Coordenação: Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
  • Empresas Parceiras: Truck Vision e Original.
  • Valor a ser aportado pela FINEP: R$ 3.995.802,23
  • Recursos Não Financeiros: R$ 993.360,00
  • Valor Total do Projeto: R$ 4.989.162,23
  • Duração: 36 meses
 
Formulário de inscrições para participar do projeto:
Clique aqui (até dia 01/08/2024)

 

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