Comboio Veicular
O conceito de comboio veicular é bastante disruptivo e promete revolucionar a logística de transporte rodoviário nos próximos anos. Um comboio é formado por uma fila de veículos que trafega em conjunto em uma rodovia, mantendo uma distância pré-determinada entre seus membros, de acordo com parâmetros de segurança, otimização de custos e economia energética, emulando o que ocorre em uma composição ferroviária, composta de locomotiva e vagões. Este problema, ilustrado na figura a seguir, também é conhecido na literatura como CACC (Cooperative Adaptive Cruise Control).

A principal diferença em relação às soluções de autonomia veicular existentes é a intensa troca de informações entre os veículos do comboio, eliminando a necessidade de infraestrutura especial. Essa comunicação aprimora a segurança, pois perigos detectados pelo veículo líder são compartilhados com os seguidores, permitindo correções antecipadas de velocidade e trajetória. Além disso, o fluxo rodoviário pode ser otimizado, pois os veículos podem viajar com espaçamento mínimo de forma segura. Um benefício significativo é a potencial descarbonização (para veículos a combustão) ou economia de energia (para veículos elétricos) devido à redução do arrasto aerodinâmico nos veículos seguidores.
Nos últimos anos, nossa pesquisa se concentrou principalmente na autonomia veicular, abordando a cooperação e coordenação de múltiplos veículos, sejam homogêneos ou heterogêneos, utilizando a estrutura V2V (veículo-veículo) em VANETs (Redes Veiculares Ad Hoc). Nossos resultados demonstraram a capacidade de manter a formação do comboio mesmo diante de desafios externos, como tráfego misto, falhas de agentes e elevações na pista, bem como incertezas internas, incluindo variação da carga transportada, atrasos de comunicação e mudanças na topologia.
Algumas publicações
- ALVES NETO, A.; MOZELLI, L. A. . Robust Longitudinal Control for Vehicular Platoons Using Deep Reinforcement Learning. IEEE TRANSACTIONS ON INTELLIGENT TRANSPORTATION SYSTEMS, v. -, p. 1-10, 2024.
- GODINHO, D. A. ; ALVES NETO, A. ; MOZELLI, L. A. ; SOUZA, F. O. . A Strategy for Traffic Safety of Vehicular Platoons under Connection Loss and Time-delay. IEEE TRANSACTIONS ON INTELLIGENT TRANSPORTATION SYSTEMS, v. -, p. 1, 2023.
- GODINHO, D. A. ; ALVES NETO, A. ; MOZELLI, L. A. ; SOUZA, F. O. . Control and Reorganization of Heterogeneous Vehicle Platoons after Vehicle Exits and Entrances. INTERNATIONAL JOURNAL OF CONTROL AUTOMATION AND SYSTEMS, v. -, p. 1, 2022.
- SOUZA, F. O. ; TORRES, L. A. B. ; MOZELLI, L. A. ; ALVES NETO, A. . Stability and Formation Error of Homogeneous Vehicular Platoons With Communication Time Delays. IEEE TRANSACTIONS ON INTELLIGENT TRANSPORTATION SYSTEMS, v. 21, p. 4338-4349, 2020.
- ALVES NETO, A.; MOZELLI, L. A. ; SOUZA, F. O. . Control of air-ground convoy subject to communication time delay. COMPUTERS & ELECTRICAL ENGINEERING, v. 76, p. 213-224, 2019.